DRENAGEM

Drenagem é o ato de escoar as águas de terrenos encharcados, por meio de tubos, túneis, canais, valas e fossos sendo possível recorrer a motores como apoio ao escoamento. Os canais podem ser naturais (rios ou córregos) ou artificiais de concreto simples ou armado ou de gabião. Os sistemas de drenagem, que compreendem além dos condutos forçados e dos condutos livres podem ser urbanos e/ou rurais e visam escoar as águas de chuvas e evitar enchentes.

Para a execução de um projeto de drenagem devemos seguir alguns passos básicos que antecedem a obra, os quais, veremos a seguir:

·         Reconhecimento e delimitação da área afetada: Este processo resume-se a conhecer a área a ser drenada e verifica-se a possível origem do excesso de água.

·         Levantamento topográfico: O levantamento topográfico é essencial, pois através dele podem-se traçar as diretrizes do projeto buscando descobrir de que lugares mais altos a água flui e quais os mais baixos onde serão enterrados os tubos.

·         Estudo do lençol freático: O estudo do Lençol Freático é bem específico e depende da região, para esta há a necessidade da instalação de uma rede de poços de observação, cobrindo toda a área do projeto.

·         Estudo do solo: O Estudo do Solo consiste em verificar a condutividade hidráulica e a macroporosidade do solo. Estes dados entram diretamente nos cálculos de espaçamento dos drenos. Também é importante o estudo do clima para verificar as precipitações na região.

·         Elaboração do projeto: O projeto é fundamental e deve ser elaborado baseando-se nos dados anteriores e nas fórmulas disponíveis para verificar o melhor espaçamento dos tubos e o layout mais eficiente para ser utilizado no local da obra.




Pacopedra - Obras de Infraestrutura
Rua Alberto Francisco Junkes, 55 - Sta. Terezinha
Gaspar / SC
Fone: (47) 3332-8521